top of page

 Doenças

Hipertensão Arterial

Cuidados com a pressão arterial

 

Hipertensão

 

A pressão alta, ou hipertensão, é uma das doenças mais comuns em homens e mulheres. Afeta vários órgãos e raramente apresenta sinais de alerta, mas pode tornar-se uma inimiga caso não seja regularmente medida e tratada por um médico. 

Na maioria dos casos, não se sabe exatamente como a pressão arterial se desequilibra. Mas excesso de peso, bebidas alcoólicas, hábitos alimentares inadequados e falta de exercícios físicos têm papel importante na elevação da pressão arterial. Existem casos em que a elevação da pressão é causada por doenças renais ou alterações hormonais. Se a pressão alta não for controlada, pode sobrecarregar o coração e também acelerar o processo de obstrução arterial, conhecido como aterosclerose. Ele pode levar a ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. Todas as pessoas devem conhecer o nível de sua pressão arterial com a supervisão de um profissional de saúde. Tente relaxar quando estiverem medindo sua pressão, para evitar uma leitura errada.

O que fazer para tratar a pressão alta?

 

Tratamento com medicamentos:

 

Existem vários remédios destinados ao controle da pressão arterial, e cada um atua no organismo de modo diferente, com o objetivo de reduzir a pressão alta de acordo com o pefil do paciente.

 

Medidas auxiliares:

 

Perca excesso de peso e reduza o sal: Prefira alimentos frescos e feitos em casa, pois os industrializados geralmente têm alto teor de sal. · Pratique alguma atividade física: Ter pressão alta não significa tornar-se um inválido. A prática de exercícios deve fazer parte da rotina diária, mas não é necessário ser atleta. · Evite álcool em demasia: Quem ingere o equivalente a três ou mais copos de cerveja por dia apresenta probabilidade três vezes maior de manifestar pressão arterial elevada que aquele que não bebe. · Não fume: O fumo não causa pressão alta, mas agrava o quadro, aumentando a ocorrência de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e gangrena das pernas, além de outros danos. 

 

Muito Importante:

 

Os medicamentos anti-hipertensivos não curam a pressão alta. Raramente uma medicação pode ser interrompida depois que a pressão arterial volta ao nível normal. Para a maioria das pessoas, o tratamento precisa ser contínuo, por toda a vida. Por isso, tome sua medicação regularmente, mesmo que você esteja se sentindo bem. Dica: procure sempre levar consigo uma lista das drogas e doses que toma. Seu papel nesse esforço conjunto: É recomendável estabelecer uma parceria entre você e seu médico para o êxito da terapia de controle de sua pressão arterial.

 

Referências:

 

IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. SBH. SBC. SBN. Arq Bras Cardiol. 2004 Mar;82 (Supl IV):7-22

Harrison's Principles of Internal Medicine, 15th Ed 2001; McGraw-Hill. 

As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médicos e pacientes. Em caso de dúvidas, favor contatar o Fale Pfizer através do telefone 0800-16-7575 (de segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h00). 

"NÃO TOME NENHUM MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE". 

Todas as informações contidas neste site são destinadas ao público brasileiro.

ASFARMA - Associação de Farmácias de Paulo Afonso e Região

            Rua Otaviano Leandro de Morais, 27 - 1º Andar - Sala 01 - Centro  

       Paulo Afonso - Bahia CEP: 48602-590  Telefone: (75) 3281-6355

 Emails: asfarma_@hotmail.com / redeasfarma@gmail.com

Site: redeasfarma.wixsite.com/asfarmapauloafonsoba

               

 

bottom of page